quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

[Entrevistas Nacionais] Entrevista a C. M. Cruz


Hoje trago-vos mais uma entrevista a um autor português, desta vez a C. M. Cruz. Autora do livro "Promete-me", publicado pela Chiado Editora, e com muitos projectos e ideias pela frente, C. M. Cruz aceitou responder às minhas perguntas e abrir um pouco o véu sobre quem é e sobre o que vem aí.


Fala-nos sobre ti. Quem é a C. M. Cruz?

Nasci em São Paulo, Brasil em 1990 e vim para Portugal em 2001, juntamente com os meus pais e irmão. Hoje moro em Leiria com o meu namorado. Começámos a namorar ainda na escola, quando eu tinha 15 anos e estamos juntos e felizes até hoje :)
Profissionalmente, tirei a licenciatura em Marketing e o mestrado em Marketing Relacional na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria. Trabalho na Vieira de Leiria, onde exerço as funções de marketing e comercial.

Como é que percebeste que a escrita era algo que te cativava?

A ideia de escrever surgiu de repente, apanhando-me de surpresa. Nunca tinha escrito nada anteriormente e, muito sinceramente, sempre pensei que não tinha jeito para a escrita. Mas o que é certo, é que experimentei e gostei. Basta começar a escrever que as palavras simplesmente fluem na minha mente, como se fosse magia. 

O que te inspira para escrever? Há algum autor que te sirva de inspiração?

Posso dizer que procuro inspiração em tudo. Desde livros, filmes, música e até mesmo nas pessoas que estão ao meu redor. Um simples gesto ou uma palavra solta poderão dar asas à minha imaginação. No entanto, é nos livros que eu me inspiro mais. Para mim, qualquer livro da Pepper Winters, T. M. Frazier, L. A Casey e Bella Jewell, são excelentes fontes de inspiração.

“Promete-me” é o teu primeiro livro, mas o mesmo está incluído numa série de três livros. Qual foi o maior desafio de embarcar na aventura de escrever uma trilogia, sendo que ainda estás a dar os primeiros passos no mundo da escrita?

Quando comecei a escrever imaginei um livro único com a história da Beth, mas à medida que fui avançando comecei a apaixonar-me pelas personagens e, cada vez mais, a ideia de uma série fazia mais sentido. Penso que o meu maior desafio será conseguir despertar curiosidade pelas personagens secundárias, de modo a que haja o interesse por parte dos leitores em continuar a ler série.

Tens planeada uma segunda trilogia. Podes falar-nos um pouco dela?

Tenho planeado escrever 6 livros, divididos por duas séries. A primeira série é a Hoje e Sempre, constituída pelos livros Promete-me, Perdoa-me e um terceiro livro sem nome definido (o livro da Cora). A segunda série é a Devil’s Hammer MC, constituídas pelos livros Finder, Hammer e Shooter. 

Como tem sido a aventura de publicar um livro? Quais as maiores dificuldades que tens sentido?

A minha aventura tem corrido lindamente, no entanto encontro algumas dificuldades ao tentar dividir a minha língua materna do português de Portugal, o que muitas vezes é refletido nas expressões que utilizo.



Em relação a “Promete-me”, a acção não se desenrola em Portugal. Há algum motivo específico para que tal aconteça?

Optei desenrolar a história nos EUA por uma questão cultural e de espaço. Penso que se a personagem principal morasse no Porto e fugisse para o Algarve, não teria o mesmo impacto de morar em Michigan e fugir para San Diego. Se fosse cá em Portugal, encontravam-na em menos de um mês, porque a distancia é pequena e nós sabemos como funcionam as aldeias…todos conhecem todos :P Eu poderia tê-la feito fugir para outro país da Europa, mas então teria que lidar com novas línguas e culturas completamente diferentes. Essa foi a maneira que optei para deixar essa parte mais leve e descomplicada. 

“Promete-te” insere-se no género erótico, que é um género não tão explorado por autores nacionais. É o género que mais cativa? 

Sim, sem dúvidas que é o género que mais me cativa. Eu, honestamente, não gosto de livros muito “lamechas” e os livros deste género estão sempre cheios de ação, poder e paixão. Algo que eu aprecio muito.

Como tem sido o feedback dos leitores? 

Já tive alguns feedbacks de leitores-betas, blogs e alguns leitores que já tiveram a oportunidade de comprar o livro e o ler. Até então, apenas tive feedbacks positivos, o que me deixa extremamente entusiasmada. Não estava a espera de ter uma aceitação tão grande, principalmente por parte de pessoas que não apreciam tanto este género literário, mas o que é certo, é que tem corrido tudo muito bem e eu estou em êxtase. Estou entusiasmada para receber ainda mais feedbacks e espero que continuem a ser tão bons como os que tenho recebido.
Com o meu livro, eu espero ainda conseguir abrir a mentalidade do povo português para esse género de leitura e fazer com que as pessoas deixem de abordar esse tema como um tabu.

Se pudesses aconselhar alguém que está a começar agora a escrever, de que forma o farias?

Diria para não desistir. Os obstáculos que encontramos apenas servem para nos tornarmos mais fortes.

Para além de escrever, como gostas de ocupar os teus tempos livres?

Eu tento ser o mais social possível, mas a verdade é que eu basicamente ocupo o meu tempo livre a ler. Sempre gostei de ler mas posso dizer que apenas foi há dois anos que me tornei uma leitora compulsiva. Este ano já conto com 125 livros na prateleira e centenas de personagens guardados na memória. 

Queres deixar uma mensagem para os leitores do blog?
Que continuem a ler. O gosto pela leitura é um dom que devemos cultivar, independentemente do gosto literário.
Aproveito para agradecer ao blog pela oportunidade. Desejo muito sucesso e felicidade para todos. Boas leituras :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário