sexta-feira, 21 de outubro de 2016

[Opinião Livros] O Homem Que Me Fizeste Ser, de André Sousa


O Homem Que Me Fizeste Ser, de André Sousa


Editora: Chiado Editora
N.º de páginas: 158
Edição/Reimmpressão: 2016

Sinopse: “São três da manhã e o sono parece não querer chegar. As memórias são tantas: os dias vividos, as fotografias espalhadas por esta mesa e a certeza… de que te amo acima de tudo nesta vida. Poderia passar o resto dos meus dias a escrever-te, a contar-te tudo o que despertas em mim, tudo o que fizeste para mudar a minha história. No fim de contas, fizeste de mim um homem melhor, um lutador que te abraça nas noites frias, que te beija nos instantes de loucura, que te protege em todos os dias desta nossa paixão.”

Opinião: Este é mais um daqueles casos em que o livro é escrito por uma pessoa que é muito querida para mim o que, como já disse muitas vezes, me deixa sempre com receio. Foi a confiança de que neste caso não teria de ser tão crítica (negativamente, pelo menos) que me fez pegar neste livro, até porque as opiniões positivas em relação ao mesmo andavam por aí e isso era um ponto a favor.
"O Homem Que Me Fizeste Ser" está muito longe de ser o tipo de livro que eu costumo ler. Foi bom para sair um pouco do género literário a que estou habituada e abrir portas para outros géneros. Neste caso é-nos apresentado um homem que, apaixonado, reuniu várias mensagens para a sua amada, demonstrando os seus sentimentos da forma mais sincera. Não é, por isso, uma história com trama, que nos fazem querer chegar ao fim para descobrir o final. É sobretudo um diário, que me pôs a reflectir sobre diversas situações, mesmo que eu não seja uma pessoa muito dada ao romantismo. E, ao contrário desses livros que nos fazem querer devorá-lo para chegar ao fim, este é um livro para se ler devagar. Diria até que é para se ir lendo, quando o estado de espírito estiver mais virado para isso. Fiquei com pena de não ter lido mais devagar e aproveitado melhor.
Em termos de escrita, não tenho nada de especial a apontar. No entanto, tenho que ressaltar o excelente trabalho que o autor fez a nível de design. Para além de todas as mensagens que constituem o livro, existem também imensas fotografias tiradas pelo autor, que embelezam em muito o livro, bem como o grafismo utilizado. Mal recebi o livro e o folheei, fiquei maravilhada com este aspecto. Acho que nem é injusto dizer que foi o que mais gostei no livro, mesmo que aqui devesse ser o talento do autor enquanto escritor a ser ressaltado.
Em suma, foi uma leitura bastante leve e fluída, que mesmo que não me tenha maravilhado abriu portas para novas experiências a nível de leitura. Tenho a certeza que quando existirem próximos trabalhos do autor quererei ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário