terça-feira, 20 de setembro de 2016

[Opinião Séries] Barbarians Rising (Piloto)


Barbarians Rising


Estreou ontem na televisão portuguesa a série "Barbarians Rising", uma produção do canal História que tem sido alvo de imensa publicidade e que me deixou curiosa pela sua temática. Com o mote "Rome didn't fall in a day", ou seja "Roma não caiu num dia", a série tem o intuito de nos mostrar as várias personalidades, todos eles bárbaros, que fizeram frente aos romanos e às suas invasões. Com uma parte documental e outra em tudo semelhante a uma série normal, a série vai sendo narrada e interpretada ao mesmo tempo, enquanto peritos nesta época da História nos vão elucidando sobre o que está a acontecer.

A série foi dividida em oito episódios pelo canal História português, sendo que a original tem quatro partes. De qualquer forma, o canal está a passar a série em "episódios duplos", o que vai dar exactamente ao mesmo. O episódio de estreia focou-se em dois personagens principais: Hannibal Barca, comandante de Cartago, e Viriathus, o pastor líder dos lusitanos.


A série está construída de forma inteligente, ao conseguir harmonizar a parte documental e a parte de série. Também os comentários dos especialistas, com as opiniões deles sobre o assunto, conseguem encaixar extremamente bem ao longo do episódio. Não é difícil acompanhar a história, já tudo nos é facilitado graças a imagens e graças ao narrador. Não que isso signifique que os actores não têm um papel importante. Na realidade, acaba por ser cativante ver toda esta mistura a funcionar, enquanto somos ainda brindados com batalhas muito bem encenadas. A verdade é que mal dei pelo tempo a passar, de tal forma que estava embrenhada na história. De um tema que podia ser extremamente maçador (História pode ser sempre maçadora se não for transmitida da maneira correcta, não é verdade?), o canal conseguiu criar aqui algo extremamente cativante e induziu em mim uma curiosidade extrema para saber sobre estes bárbaros, sobre a história deles e sobre a queda de Roma.


Em relação ao episódio propriamente dito, vou ser tendenciosa e dizer que gostei bem mais da segunda parte que da primeira. Não que a história de Barga não fosse interessante. Aliás, para além de ser interessante é importante, já que toda a série e toda a História se constrói neste primeiro capítulo. Mas na segunda parte, o que me foi apresentado, foi a História do nosso país. Sob o nome de Lusitânia, é certo, mas era o nosso país. E o entusiasmo em ver aqueles bárbaros a lutar fez-me ter orgulho neste país aqui no canto plantado. Infelizmente, de Viriathus só conhecia o nome e no fim do episódio senti que tinha preenchido uma lacuna muito grande na minha cultura geral. Se a primeira parte passou a voar, a segunda parte foi devorada quase sofregamente. Quando cheguei ao fim do episódio só pensava que tinha que ver o próximo e saber que ia ter de esperar deu-me aquela pequena agonia.


Não podia deixar em branco o facto de estar muito ansiosa para ver Tom Hopper no papel de Arminius. Adoro o actor e admito que ele foi um dos principais motivos que me fez ver a série. Aguardo também pacientemente o aparecimento de Alexander Vlahos, apesar de já ter percebido que o papel dele não vai ser tão impactante. E claro, no próximo episódio teremos Boudica, de quem eu não sei absolutamente nada, mas a mulher pareceu-me tão badass que estou extremamente ansiosa e entusiasmada para a conhecer.

Barbarians Rising está a passar no canal História às segundas à noite, às 22h00, com episódio duplo, como já disse atrás. No entanto, a série já anda completa pela web há algum tempo, portanto os mais ansiosos facilmente a encontram. Querendo acompanhar pela televisão ou não, acho sinceramente que esta é uma série que vale a pena ver. Não só é extremamente educativa, como nos faz aprender enquanto entretém. Nota-se que houve empenho para criar esta série e isso merece ser reconhecido. Portanto, acho que quem gosta do género está basicamente obrigado a ver isto, porque não há maneira de se arrependerem.

Vejam o trailer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário