quinta-feira, 14 de julho de 2016

[Opinião Livros] Clube de Sangue, de Charlaine Harris


Clube de Sangue, de Charlaine Harris


Editora: Saída de Emergência
N.º de páginas: 256
Edição/Reimpressão: 2009

Sinopse: Há apenas um vampiro com a qual Sookie Stackhouse está envolvida, pelo menos de forma voluntária, e esse vampiro é Bill. Mas recentemente, ele tem estado um pouco distante. E noutro Estado.Eric, o seu chefe sinistro e sensual, julga saber onde encontrá-lo e, quando dá por isso, Sookie está a caminho de Jackson, no Mississippi, para se infiltrar no submundo do Clube de Sangue. Este clube é um local perigoso onde a sociedade vampírica se reúne para descontrair e beber um copo de O positivo.Mas quando Sookie finalmente descobre Bill – apanhado num acto de traição séria – ela não tem a certeza se o quer salvar… ou afiar estacas.

Opinião: Esta saga é uma que, apesar de já estar há  muito tempo completa na minha estante, continua à espera de ser lida. Por ter desistido da leitura por uns tempos resolvi recomeçar a saga e portanto, esta leitura foi na realidade uma releitura. E se da primeira vez não achei particular piada ao livro, desta vez achei ainda menos.
Um dos pontos positivos deste livro é com certeza a ausência de Bill em grande parte da narrativa. Nunca gostei dele, muito por influência da série, e não ter que levar com ele nesta história foi para mim muito bom. Isso significou também que foi possível trabalhar a relação entre Eric e Sookie sem que houvesse o outro chato a reclamar que a Sookie é dele. É bom também ver como Sookie evoluiu como personagem, sendo agora capaz de controlar muito melhor os seus poderes e ser uma mulher muito mais corajosa, sem nunca perder os seus valores. Prova disso foi como ela conseguiu colocar em causa a sua relação com Bill depois do que ele fez, coisa que não acho que a Sookie de há dois livros atrás faria.
Neste livro é introduzido Alcide, que traz com ele a apresentação ao mundo dos lobisomens. Tal como na série, este é um universo que simplesmente não me cativa e isso com certeza condicionou a minha vontade para ler este livro. Para além disso, e para não fugir ao cliché, Alcide torna-se mais um pretendente de Sookie, que tem tanto mal que atrai todos os homens sobrenaturais à sua volta. Este é com certeza um par pelo qual nunca conseguirei torcer, o que não faz muita diferença, porque duvido que Alcide tenha alguma hipótese neste jogo.
Em relação à trama propriamente dita, houve a introdução de novos universos e novos vilões e isso foi uma boa progressão na história. No entanto, e mais uma vez, esses novos universos não me cativaram e portanto a leitura ficou um pouco aquém do que eu esperava, o que já não era muito porque eu já tinha lido o livro. Veremos o que o próximo livro vai trazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário