sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

[Opinião Séries] Westworld


Westworld


Westworld foi provavelmente a nova série de 2016 com maior hype (juntamente com Stranger Things, acredito eu) e já é considerada a grande sucessora de Game of Thrones na HBO. A série não tem roteiro original, é na realidade uma adaptação do filme de 1973 com o mesmo nome, mas a temática não só parece nova como está a agitar a mente e o coração de quem vê. Eu fui no hype (quando é que eu não vou no hype, mesmo?), vi o pilot e o fascínio começou logo ali, mesmo que nem do filme tivesse conhecimento. Se há coisa que eu posso com certeza dizer é que Westworld prende desde o primeiro instante. 


Resumindo um pouco a história, esta gira inicialmente em torno de dois amigos, Jimmi e Logan, que decidem experimentar as maravilhas de um novo parque temático chamado Westworld. O parque promete oferecer novas e excitantes experiências e para isso ele conta com hosts, que são na realidade robots, disponíveis e programados para fazer praticamente qualquer coisa que o convidado do parque quiser. A principal característica acerca destes hosts é que eles não sabem que o são, acreditando piamente que são pessoas em carne e osso e ignorando o loop que as suas vidas são na realidade. Enquanto vemos os acontecimentos no parque, conhecemos também as mentes por trás dele e a forma como tudo se processa na manutenção e reestruturação do parque. O plot é interessantíssimo e na realidade já pôs muita gente a pensar! Não sou de acreditar nessas teorias, mas é uma grande verdade que nada nos garante que nós não somos também uns hosts ou uns bonecos sim e não andamos aqui apenas para agrado de outras pessoas. É uma teoria que tem tanto de estranho de assustador e de repente, assim do nada, até já me sinto um host que descobriu que não passa de um monte de parafusos. Com uma premissa que tem tudo para prender e dar certo, para mim a grande dificuldade foi mesmo ultrapassar alguns episódios. Óbvio que esta não é uma série para ser vista à pressa, é preciso fazer compreender o que acontecer e porque acontece, mas senti muitas vezes que os episódios eram chatos. Crucifiquem-me, vá! Do meio para o fim a coisa melhora consideravelmente nesse aspecto, mas foi precisa força de vontade para chegar aos episódios que a mim me entusiasmaram a sério.


Para além do plot interessante, esta série também se constrói com grandes personagens e, com certeza, grandes prestações dos actores. Desde o assustador Dr. Roberts, interpretado pelo grande Anthony Hopkins, aos inocentes Jimmi e Dolores, passando pelo idiota do Logan, pelo misterioso homem de negro e pela grande Maeve, não há um único personagem que esteja ali para ser odiado. Todos eles têm uma grande importância, foram desenvolvidos e a maior parte deles permitiu grandes momentos. Para além das brilhantes actuações, a série conta também com uma fotografia espectacular e uma banda sonora sublime (apesar de ouvir a música inicial em loop para mim não seja grande ideia - nem perguntem). É claro que a HBO investiu bastante para que esta série desse certo e isso vê-se logo desde o primeiro episódio.


A série foi mantendo o seu nível de qualidade ao longo dos episódios, mesmo que eles fossem daqueles tipos de episódios que é preciso mastigar antes de engolir. Os plot twists foram se sucedendo e mantendo a pessoa atenta ao que passava e a história foi-se tornando mais interessante à medida que se desenrolava. Se no início parecia que também nós estávamos num pequeno loop, aos poucos foi-nos sendo apresentada toda uma nova história com contornos bem mais entusiasmantes. O culminar foi com certeza o último episódio, que apesar dos seus noventa minutos me deixou completamente colada ao ecrã do computador. Os episódios anteriores já faziam prever algo grande, mas não só o desenrolar dos acontecimentos mas sobretudo as novas descobertas fizeram com que o meu queixo caísse ao chão umas quantas vezes. Dúvidas houvessem e Westworld limpou-as todas: esta é mesmo uma grande produção da HBO digna de toda a fama que adquiriu e perfeitamente capaz de ser a grande próxima série do canal. É sem dúvida uma das melhores séries deste ano e estou já a aguar pela segunda temporada. Pena que ainda falte tanto!

Vejam o trailer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário