terça-feira, 1 de novembro de 2016

[Opinião Séries] Preacher



Esta foi uma daquelas séries que os amigos todas andavam a ver e a falar imensamente bem e eu, como sou uma Maria Vai Com As Outras, tive obviamente que ver também. E claro, os meus amigos são pessoas de bom gosto, portanto eu já imaginava que fosse gostar da série e ter de ver tudo. Eu só não esperava encontrar uma coisa tão louca como a que encontrei!

Logo de início percebi que esta não seria uma série como as outras. Provavelmente foi escrita por alguém que tinha fumado alguma coisa, mas a verdade é que resultou. Então, a série começa logo a somar pontos mal começa, com bons efeitos visuais e momentos que facilmente poderiam cair no ridículo se não fossem tão bem feitos. E aos poucos somos transportados para uma pequena vila onde Jesse Custer é pastor. Bem, antes de mais, que pastor mais bem escolhido é este? Uma pessoa quer ver a série só para ver o Dominic Cooper! Então, o que acontece é que Jesse é possuído por uma entidade fugitiva do Paraíso chamada Génesis. Até aqui tudo bem, parece uma premissa interessante. Depois metem um vampiro irlandês e dois anjos e vira a loucura!


A série vai acompanhando Jesse no seu caminho de lidar com o seu novo poder, que vai dar azo às situações mais caricatas e muitas vezes hilariantes. Para além do icónico vampiro Cassidy, que é outra personagem que rouba a cena e protagoniza momentos fantásticos, temos ainda Tulip, a ex-namorada de Jesse que tem uma história mais negra por trás e que está aí para importunar e dificultar a vida do pastor. Depois existem ainda os dois anjos que tentam recuperar o Génesis, que são mais dois peões para tornar a série hilariante. Porque claro, metam dois anjos na Terra e esperem que eles não façam cenas ridículas, porque normalmente eles têm imenso jeito para lidar com humanos. Mas se fossem só estas as personagens caricatas, a coisa até ia muito bem. Não! Temos o miúdo sem boca, a rapariga com a cabeça toda em obras, o gajo com a auto-estima em baixo por levar porrada do padre. É todo um rol de personagens interessantes que enriquecem a história e a tornam ainda mais especial do que ela já é. É para mim difícil escolher o meu personagem preferido (apesar de Jesse e Cassidy serem fortes candidatos) porque todos eles são diferentes e caricatos. E todos eles têm um propósito em comum: encontrar Deus. Bem, alguns só servem mesmo para estragar a vida dos outros, mas eles acreditam que são grandes cristãos e que procuram Deus. Até Jesse, que acabamos por perceber que não é assim tão santo como era suposto ser. 


O nível de qualidade da série mantém-se ao longo dos dez episódios. Se é insano no início, o nível de insanidade mantém-se, posso assegurar-vos. Mas eu tenho que falar do último episódio. O último episódio foi das melhores coisas que eu vi nos últimos tempos a nível de séries. Se o ridículo sempre fez parte desta série, o cúmulo chegou mesmo neste episódio. Eu ri, ri muito. E adorei. Mesmo sem saber o que vem na próxima temporada, sei que eles encerraram (ou talvez não?) arcos de forma absolutamente genial. Mas exijo que a AMC produza uma segunda temporada (ainda estou a chorar "Feed the Beast" sim, AMC?), porque não conseguirei lidar com o fim desta loucura. De qualquer forma, e sendo uma aposta tão perigosa, já que isto corria o risco de ser odiado, acho que o canal tem aqui uma pequena beleza que com certeza deverá explorar. 


Eu nem sei se devo aconselhar isto a quem procura uma série mais leve ou mais pesada, porque aqui há de tudo. Vão rir, vão levar as mãos à boca, vão amar os efeitos visuais, vão querer que a série nunca perca o lado macabro. Sim, esta série é mesmo especial, Se estão à procura de algo que desafia o comum, esta é uma série para vocês.

Vejam o trailer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário