sexta-feira, 9 de setembro de 2016

[Opinião Séries] Stranger Things


Stranger Things


Um dia Deus decidiu que queria criar a Netflix. E essa foi provavelmente uma das melhores ideias que ela teve, porque a nossa adorada, amada e mais que tudo Netflix traz-nos constantemente autênticas obras-primas. "Stranger Things" é só mais um caso mas, ultimamente, tem sido um dos casos mais falados. A série tem sido falado em todos os grupos do Facebook, em todos os grupos de amigos que acompanham séries, tem sido recomendada por imensas pessoas. Não é ao calhas. Nada. Nadinha mesmo.

"Stranger Things" transporta-nos para um mundo completamente diferente. Primeiro, a época temporal é diferente da nossa. E adoro chegar a uma série e ver os cenários, a mentalidades, os outfits, tudo adequado a uma época que não é a minha. Neste ponto "Stranger Things" não falha! Depois, é sempre interessante que tenham colocado uma história do género fantástico/terror nesta época, em que as pessoas pensavam de maneira tão diferente da nossa. Na realidade "Stranger Things" tem muitos pontos que tornam a série única e aliciante e que a tornam numa das melhores da última summer season.


A história gira em torno de um grupo de crianças, Mike, Lucas, Dustin e Will, sendo que este último desaparece misteriosamente. São as circunstâncias deste desaparecimento que lançam o mote para a série e nos levam por caminhos confusos e obscuros até percebermos o que está realmente a acontecer. Mas a verdade é que é difícil entender alguma coisa, e é isso que desperta a curiosidade e a vontade de ver mais um episódio. Acreditem, esta é daquelas séries na qual vocês vão pegar e só vão ser capazes de largar quando chegarem ao fim. Enquanto não chegam a esse fim, são conduzidos por uma história de sobrenatural com imensos pontos que nos envolve e que em muitos pontos nos deixa compadecidos. É no ponto sobrenatural que entra Eleven, a menina que aparece não sabemos de onde, nem porquê, nem para quê. A única coisa que sabemos é que ela é importante. Ela vai roubar muitas cenas, mostrar como é fulcral e trazer ainda mais estranhice a uma história que por si só já tem uma grande parte disso. E que dizer da história? Com direito a criaturas, espíritos, universos paralelos, cenas de cortar a respiração, está aqui uma boa trama de sobrenatural que ainda por cima nos deixa com aquela vontade para a segunda temporada que, aliás, já foi confirmada.


Em termos de personagens, temos imensas, com personalidades absolutamente distintas, mas todas elas bem construídas e sem nenhuma se tornar irritante. Nota-se evolução na maioria delas e, mesmo as que parecem mais insignificantes, acabam por mostrar que não estão ali só para ocupar espaço. Já falei em Eleven, que acaba por roubar a preferência, mas como não falar de Dustin, o rapazinho cujos dentes ainda não nasceram, de Mike, o benfeitor apaixonado, ou de Lucas, o desconfiado de serviço? Como ignorar o drama de Joyce (que foi brilhantemente interpretada, diga-se) e a esquisitice do seu filho Jonathan, enquanto procuram desesperadamente por Will? Como não venerar o xerife Jim, que deve ser o primeiro xerife neste tipo de histórias que não é um idiota e tem realmente uma participação útil? Até mesmo Nancy e Steve, o casalinho mete-nojo que tinha tudo para ser irritante, consegue ser gostável. As personagens são mais um ponto forte, aliadas a boas interpretações (e vamos recordar que parte deste elenco é composto por crianças!). Em termos de efeitos, mais um ponto bem conseguido. Há cenas que são de arrepiar a espinha e cortar o ar. Não sendo propriamente assustadora, dá para ficar com a adrenalina a pulsar por uns instantes, provando assim que não é preciso uns efeitos visuais loucos para provocar sensações. E a banda sonora? Quem tratou da banda sonora sabia claramente o que estava a fazer.


As pontas soltas foram obviamente imensas porque a Netflix não é burra nenhuma e já sabia que isto ia ser um sucesso e ter direito a segunda temporada. O final de temporada foi bastante doloroso mas mais do que satisfatório, deixando aquela sensação de que oito episódios não foram suficientes. Queremos mais "Stranger Things". Para hoje. Ou, se possível, para ontem. Enquanto isso, vocês, que estão à procura de uma série nova, não sei porque é que ainda não puseram os episódios a sacar (ou abriram as vossas contas da Netflix, se forem bons meninos). Só estão a perder tempo!

Vejam o trailer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário