terça-feira, 13 de setembro de 2016

[Opinião Séries] Narcos (2ª temporada)


Narcos (2ª temporada)


Não e meu hábito escrever opiniões de segundas temporadas, porque tento sempre aconselhar séries novas ao pessoal e não opinar o que já anda por aí há algum tempo. Mas neste caso tive mesmo que abrir uma excepção. Uma temporada que me faz ver 10 episódios seguidos, deitar às 5 da manhã, dormir 4h e acordar com vontade de escrever este texto merece ser opinada e ovacionada em todos os cantos possíveis.

A nossa amada Netflix lançou a tão desejada 2ª temporada de "Narcos", a série que nos mostra o mundo da cocaína na Colômbia, como funcionam os cartéis e como se dá a guerra da polícia contra eles. As duas primeiras temporadas foram focadas em Pablo Escobar, essa figura tão mediática de quem já todos ouvimos falar nem que tenha sido só o nome. A série dá-nos a conhecer o seu percurso, desde que ele era um ninguém até se tornar um dos homens mais ricos do homem e um dos mais procurados também. Acreditem, conhecer a história deste homem foi uma delícia, mesmo que ele tenha sido uma pessoa extremamente odiável.


Ao contrário da última temporada, que nos contou como foi a ascensão de Pablo Escobar e como ele se tornou um ídolo para os colombianos, esta temporada foca-se na perseguição e fuga do traficante. Se na temporada anterior encontramos um Pablo confiante e com vontade de ganhar o mundo, neste temos uma personagem completamente diferente, que se vê a perder tudo e que consequentemente perde os seus limites. As diferenças são notáveis e a evolução do personagem vai passando do consciente e controlado ao louco aos poucos, fazendo-o chegar ao auge como personagem e nos deixando de boca aberta. A maior percepção que temos neste temporada é que um Pablo Escobar que não tem limites é um Pablo Escobar ainda mais perigoso. É por isso que toda a temporada tem uma intensidade tal que é impossível largar. Agarramo-nos à história e aos personagens de tal maneira que simplesmente não conseguimos deixar para depois. Tem que ser naquele mesmo momento, temos que saber o que acontece a seguir. A violência, a sensação de estômago embrulhado por saber que aquilo aconteceu, os fantásticos paralelismos com a realidade, tudo contribui para uma temporada que para mim está uma obra de arte. Pegando num tema que podia ser extremamente maçador, a Netflix dá uma tremenda aula de história enquanto entretém quem vê. 


Wagner Moura é um dos responsáveis pelo enorme sucesso desta série. Depois das duras críticas que recebeu na temporada passada por ser brasileiro e portanto não tão adequado ao papel, ele mostra aqui porque é que Pablo Escobar não podia ter sido interpretado por mais ninguém. Que fantástica interpretação, meu Deus! Façam o favor de entregar um Emmy ao homem, porque o que ele fez aqui foi absolutamente abismal. Mais apagados neste temporada estiveram Pedro Pascal e Boyd Holbrook, já que o foco não eram eles mas sim Escobar, mas mesmo assim estiveram igualmente à altura dos seus papéis. Os elogios estendem-se ao restante elenco, especialmente Paulina Gaitan, que brilhantemente representa a mulher de Pablo Escobar e que nesta temporada tem também grande foco, já que a família do traficante foi uma das maiores vítimas da loucura do mesmo. 


Já referi que para mim esta temporada está uma obra de arte, mas vale a pena repetir. Se a primeira temporada estava boa, estava pisou-a e esmagou-a completamente. A Netflix ultrapassou-se e mandou cá para fora algo com uma qualidade soberba. Na realidade sinto que nem consigo colocar em palavras aquilo que senti e que a temporada merece que digam sobre ela. A sensação de vazio que senti quando terminei a temporada (mesmo que já estivesse quase a dormir) foi tal que posso dizer que senti isso com muito poucas séries. Tinha acabado e eu já queria mais, o que se traduziu numa ressaca seriólica que ainda estou a sentir neste momento. Tenho apenas pena que o foco vá mudar na próxima temporada e acho que isso a vai fazer perder intensidade, mas de qualquer forma queria essa temporada para ontem. Narcos é provavelmente uma das melhores séries que vi nos últimos tempos e merece todo o hype que tem. Bendita a hora em que um dia me encontrei sem nada para ver e decidi experimentar isto. Foi provavelmente uma das melhores decisões da minha vida.

Vejam o trailer da 2ª temporada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário