terça-feira, 5 de julho de 2016

[Opinião Livros] Wayward Pines - Paraíso, de Blake Crouch


Wayward Pines - Paraíso, de Blake Crouch


Editora: Suma de Letras
Edição/Reimpressão: 2015
N.º de páginas: 336

Sinopse: O agente secreto E. Burke chega a Wayward Pines com a missão de encontrar dois agentes que desapareceram. Logo ao chegar, sofre um violento acidente e acorda no hospital: sem documentação, sem telemóvel, sem a pasta. À medida que a investigação avança, as dúvidas são numerosas e inquietantes. Burke afasta-se cada vez mais do mundo que pensava conhecer e do homem que pensava ser. Até que esbarra numa dúvida aterradora: será ele capaz de sair dali?

Opinião: Cheguei a esta livro graças à série (apesar de o mesmo ter sido oferecido), que se tornou numa das minhas séries preferidas do Verão passado. Claro que quando peguei no livro já sabia mais ou menos o que aconteceria mas, ao contrário do que muitas vezes acontece, isso não condicionou em nada a leitura.
Começo imediatamente por falar do tipo de escrita, que é exatamente aquilo que procuro num livro: uma escrita que não seja pesada, que me transporte para aquele mundo mas que não me sobrecarregue de informação. E claro, que me permita devorar o livro, que foi praticamente o que aconteceu. 
Creio que o fato de já ter visto a série me fez aproveitar um pouco menos da trama, na medida em que ficaria horrivelmente confusa com tudo o que estava a acontecer. Tanto quanto Ethan Burke, o personagem principal da história, ficou ao acordar nessa cidade chamada Wayward Pines, onde tudo parece perfeito. Mas quando as coisas são demasiado boas para ser verdade, é porque normalmente não o são, e é essa a sensação que acompanha tanto Ethan quanto o leitor. O ambiente é constantemente escuro, pela incerteza do que vai acontecer, pela falta de lógica nos acontecimentos (embora ela exista) ou porque simplesmente não dá para confiar nas personagens.
Falando em personagens, elas são com certeza um ponto forte da história. Ethan é a primeira que nos é apresentada e existe uma enorme conexão entre ele e o leitor, já que andamos juntos completamente perdidos naquele mundo. Depois existem personagens cuja existência simplesmente não faz sentido, quando os colocamos naquilo que conseguimos absorver da trama e existem aqueles que desde o início nós colocamos na caixa dos vilões, apesar de não fazermos ideia da história que está por traz deles.
O livro termina num autêntico ponto de viragem para a trama, o que me faz muito querer ler o próximo livro. Com um misto de terror, thriller e ficção científica, este é um livro que vai despertar a curiosidade do autor e deixa-lo muito provavelmente de boca aberta no final. 


3 comentários: