quinta-feira, 22 de setembro de 2016

[Opinião Livros] Nas Asas do Amor, de Sarah Sundin


Nas Asas do Amor, de Sarah Sundin


Editora: Quinta Essência
N.º de páginas: 454
Edição/Reimpressão: 2012

Sinopse: Separados por uma guerra e um oceano… conseguirão voltar a juntar-se? Allie nunca foi suficientemente bonita para agradar à sua deslumbrante mãe, por isso fará qualquer coisa para ter a sua aprovação: até casar com um homem que não ama. Enquanto Allie quase se resigna ao seu destino, o tenente Walter Novak – destemido na cabina de pilotagem, mas sem jeito para as mulheres – vai a casa na sua última licença antes de ser enviado para a Europa, combater pela Royal Air Force durante a Segunda Guerra Mundial. Walt e Allie conhecem-se e o seu amor pela música junta-os, fazendo-os começar uma correspondência que mudará as suas vidas. Enquanto as cartas vão e vêm entre a base de bombardeiros de Walt, em Inglaterra, e a mansão de Allie, a amizade que cresce entre os dois une-os. Mas serão eles capazes de resolver os segredos, compromissos e expetativas que os separaram?

Opinião: Este era um daqueles livros que já estava a angustiar na minha estante, à espera de ser lido. Comprei-o há bastante tempo numa promoção à qual não resisti, só porque achei a capa demasiado linda para deixar ficar o livro. Entretanto ele ficou a ganhar pó na estante e no outro dia peguei nele e voltei a apaixonar-me pela capa maravilhosa.
Neste livro somos transportados para a Segunda Guerra Mundial, para um ambiente de tensão que afecta em tudo a vida da sociedade. É neste ambiente que conhecemos primeiro Allie, uma jovem oprimida pela família que se vê inclusive envolvida num casamento com o qual não concorda só porque não é capaz de desafiar os pais. Allie acaba por conhecer Walter e a faísca entre os dois é quase imediata, o que é algo que eu nem costumo gostar, mas que na categoria de "romance fofinho" é algo que fica sempre bem. No entanto, a forma como esta história se desenrola acaba por ser algo que a diferencia de muitas outras. Bem adequada ao ambiente vivido, a história entre Allie e Walter, bem como o seu romance, é à base de cartas. Enquanto isso, vamos percebendo o quanto a relação entre os dois mudou ambas as personagens, mesmo que ambos estejam a sofrer por amor. Admito que houve algumas partes da história em que me irritei, porque parecia que estava a assistir a uma novela da TVI, cheia de esquemas e vinganças, mas isso rapidamente era suplantado porque facilmente me envolvi na história. A ideia de ser em parte contada por cartas ajudava, porque ficava sempre na expectativa de saber como iria reagir o personagem à próxima carta. Sarah Sundin foi inteligente na forma como criou este crescendo, mantendo o leitor facilmente preso à leitura.
Em relação às personagens, posso dizer que elas são personagens típicas deste tipo de livros. Walt é o homem corajoso que vive na sombra dos irmãos, mas que no fundo é um romântico incurável, e Allie a menina rica que se vê obrigada a obedecer aos pais. O interessante aqui é ver o desenvolvimento dos dois enquanto personagens, especialmente Allie, que ao longo das páginas tem uma evolução e mudança incríveis. No final, deu gosto perceber o tipo de mulher em que se tornou. Aliás, foi a evolução dela que me fez gostar ainda mais do livro, porque aqueles momentos finais dela não só foram românticos e divertidos como me fizeram sentir orgulho na forma como ela lutou para deixar de ser uma mulher oprimida pela sociedade.
Em relação à escrita, este foi provavelmente um dos livros mais fáceis de ler que li este ano. A leitura flui com uma facilidade incrível, mesmo que o livro ainda tenha um tamanho considerável. A escrita de Sarah Sundin é também bastante acessível e "gostável", pautada até de bastantes momentos que nos fazem sorrir. Não sendo eu a maior fã deste género literário, a autora com certeza cativou-me.
O grande resumo que posso fazer desta opinião é basicamente o que senti quando fechei o livro: a vontade de pegar no segundo foi enorme. Achava que ia gostar do livro, mas não achava que fosse gostar tanto. A leitura do próxima volume está para breve, porque quero muito saber quais vão ser as próximas aventuras de Walt e Allie (e porque, para variar, também sou apaixonada pela capa do segundo volume).

Nenhum comentário:

Postar um comentário